1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 3,50 out of 5)
Loading...

Auxílio creche: Confira quem tem direito ao seu benefício

Muitos não conhecem o fato de que podem ter direito a receber auxílio para custear a creche do filho. Uma das grandes vantagens do Auxilio creche é que ele pode estar sendo conseguido constitucionalmente e concedido a determinadas trabalhadoras com carteira profissional assinada em qualquer tipo de emprego no Brasil.

Auxílio creche

Ao continuar nos acompanhando é possível que você possa estar tendo o acesso a muitas informações importantes em relação que precisa saber, podendo assim entender tudo sobre o que é, como conseguir, valor entre outras coisas do tipo.

Então não perca mais o seu tempo, tirem aqui cada uma das dúvidas que possam ter em relação a esse assunto para que dessa maneira possa saber como ele funciona e também que tem o direito de receber o seu dinheiro.

Só mulher tem direito?

O texto oficial do Ministério do Trabalho e Emprego informa que toda mulher tem o total direito de trabalhar em uma empresa com mais de 30 funcionárias, lembrando que isso está registrado na lei e só pode ser mudada pelo governo.

Auxílio creche infantil

Mas várias empresas estendem o benefício para homens que são pais. Porém isso pode estar variando muito de acordo com a sua instituição e o estado. Algumas empresas estão permitindo esse benefício também para os pais.

Assim como também udo pode variar de acordo com o seu salário mensal, pois algumas empresas que dão um maior salário para seus funcionários não oferecem esse benefício, já outras colocam o seu valor incluso em seu salário.

Mas mesmo assim é muito importante que ao ingressar em uma empresa, verifique tudo ao qual tem direito, para que possa saber se ele vem a estar incluso, pois esse é um direito seu, ainda mais é claro que sor pai ou mãe.

Qual é o valor do auxílio creche?

Auxílio creche valorO valor nem sempre é o mesmo, pois ele pode estar variando muito dependendo da empresa em que trabalha, onde uns fornecem um valor mais alto e outros mais baixo. O valor será definido por meio de negociação coletiva como os (acordo ou convenções).

O texto oficial do Ministério do Trabalho e Emprego informa que vale do 0 aos 6 meses. Esse benefício pode estar sendo recebido para o Auxilio creche até que a criança venha a fazer 6 anos, mas assim como dito, isso apenas vai depender da empresa em que o funcionário trabalha.

Esse também é um ponto muito importante, pois é necessário que verifique isso ao entrar em sua empresa. Ainda mais porque algumas creches são bem mais caras do que outras, e no caso do auxilio deve cobrir esse seu valor.

É descontado do salário?

O que muitos não sabem em relação ao Auxilio creche, é que esse auxílio não é descontado do salário do funcionário, e sim ele deverá vir integralmente para o funcionário, ele é acrescentado em seu pagamento, ou pode estar sendo recebido separadamente do restante de seu salario.

Auxílio creche salario

Independente de qual seja a empresa em que o empregado trabalha, é obrigatório que venha a repassar o valor do auxílio em um prazo de até 3 dias úteis logo após o fim do mês, para que não ocorra nenhum tipo de interferência ou processos do tipo.

Dependendo do seu local de trabalho, pode ser que o valor do auxílio creche seja adicionado em seu salário, já em outros lugares eles são pagos separados. Como dissemos, isso vai depender muito do local que venha a trabalhar, depende muito das normas de sua empresa.

Provar que essa verba está sendo usada

A empresa só repassará o benefício mediante a comprovação, e isso apenas é possível caso esteja com todos os seus documentos, dos gastos referentes a creche que o filho foi colocado. Caso a pessoa venha a não conseguir comprovar, cada um de todos os seus benefícios incidirá em toda a contribuição previdenciária e a empresa vai estar retirando este beneficio de seu funcionário, fazendo que ele perca o auxilio.

E se o custo da creche for superior ao do benefício?

Auxílio creche custoSão muitos os casos como este registrados, onde dependendo da creche, o seu valor pode se superior ao valor do Auxilio creche. E bem como já veio a ser dito anteriormente, esse assunto variará conforme entendimento com a empresa. Mas são muitos os casos em que os pais acabam inteirando os valores com o seu salário para efeituar o pagamento da creche, caso o valor ser acima.

Se o custo da creche for acima disso, a empresa não tem obrigação de pagar diferença, e isso foi comprovado pelo Ministério de Educação. Eles estipularam um valor, e não tem a obrigação de estar complementando caso venha um aumento futuramente do valor da creche de seu filho.

Nesse caso então é preciso que tirem a diferença de seu bolso para que possam pagar sua mensalidade da creche, ou que tentem encontrar uma que tenha um valor mais baixo para que esse auxílio possa dar conta de pagar.

E se a mãe não colocar o bebê em creche?

Auxílio creche salarioEssa é uma pergunta muito comum feita pelas mães, mas no caso de não estar colocando seu filho(a) na creche, pode estar usando este dinheiro para que possa estar pagando uma babá. Isso novamente depende de acordo com a empresa.

Porém, existem algumas empresas que vem a oferecer o auxílio babá. Mas saiba que algumas outras não fornecem ele, seus trabalhadores não tem o seu direito. Procure se informar na sua empresa qual é o procedimento interno adotado por ela, assim você terá mais informação de qual é a melhor maneira de estar recebendo este auxilio.

Sendo assim de qualquer maneira sempre haverá um jeito de usar essa verba, mas também depende do casal decidir o que acham melhor, pois a baba pode acabar sendo um pouco mais barato do que a creche, podendo assim aproveitar mais o seu dinheiro.

E se a empresa descumprir o acordo?

Ela pode ser notificada por um fiscal, onde pode estar sendo aplicada uma multa, onde o seu valor pode estar chegando ao valor de até R$ 80 a R$ 800 por cada infração comprovada.

Auxílio creche acordo

Uma coisa que também é muito importante, certamente é o fato de que  o empregado deve estar entrando em contato com o Ministério do Trabalho para que possa estar fazendo uma denúncia caso venha a atrasar ou faltar recebimento da verba. Caso o funcionário se oprime ao medo de estar perdendo o emprego, a empresa poderar estar levando um outro tipo de multa.

Funcionários públicos também têm direito?

De acordo com a auditora fiscal do Trabalho, Lucy Toledo das Dores Niess, não são todos os funcionários que podem estar tendo acesso ao programa Auxilio creche, em especial os públicos, pelo fato de que eles são orientados por certas normas estatuárias, não se aplicando as normas previstas na CLT.

Onde procurar ajuda ?

Em primeiro lugar, o mais essencial é que as pessoas que queiram se cadastrar necessitam estar com o RH da empresa em que trabalha, mas fique muito atento, pois caso a resposta seja insatisfatória, o ideal é que procure o sindicato que lhe represente nessa situação.

Auxílio creche trabalho

É possível que algumas vezes o sindicado venha a demorar um pouco para agir, então, em casos como este é necessário que entre em contato com o Ministério do Trabalho em sua região, onde pode estar indo até a sua agência, como também pode estar ligando ou acessando pela internet através de sites.

Benefícios

Com o auxílio creche, muitos trabalhadores, sendo mais voltado para o publico das mulheres tende estar ficado mais tranquilo quando forem trabalhar, pois tendo uma verba extra elas podem colocar os seu filhos na creche de confiança ou pagar por uma baba.

Dessa forma é comprovado que o rendimento delas aumente muito, pois não vão ter a preocupação com a segurança de seus filhos. Dessa forma grande parte das empresas está recorrendo a esse critério, mas logico que muitas vezes é por conta da lei que existe, feito pelo governo.

Caso a pessoa receba esse auxilio, ela poderá ter um dinheiro a mais no fim do mês, o que consequentemente fará a maior diferença na renda da família, além de se sentir valorizada pela empresa e ter o total de segurança para deixar os seus filhos, pois muitas pessoas mesmo com o salario, não tem dinheiro para colocar o seu filho numa creche, e acabam deixando elas sozinho na casa o que é muito perigoso e proibido por lei.

10 Comments

  • Como sei se tenho direito?

  • O meu auxilio nao cobre a creche, o que devo fazer?

  • Não recebo esse auxilio, do que preciso para poder receber ele?

  • Preciso desse dinheiro, não tenho como cuidar da minha filha estando trabalhando

  • Quero acesso a mais informações

  • Como sempre muito explicativo

  • Como tenho acesso a mais de seus benefícios?

  • Quero o auxilio baba, para mim é melhor.

  • Não gostei, faltaram detalhes.

Leave a Comment