1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Como fazer um currículo: Aprenda a como fazer o seu currículo

Como fazer um currículo sem nunca ter trabalhado? Esta é uma dúvida que muitas pessoas tem tido, até porque o seu currículo deve estar perfeito para que possa esta entrando no mercado de trabalho. Em seu currículo é necessário que venha a estar colocando muitas informações sobre a pessoa que faz o seu currículo, onde também é preciso colocar o cargo ou objetivo pretendido em todos os documentos.

Como fazer um currículo

Dependendo dos lugares em que for fazer o seu currículo, eles já tem um modelo pronto para que apenas preencham com os dados de quem o faz. Mas alguns acabam tentando fazer em casa, e dessa forma acabam tendo um pouco de dificuldade, e é exatamente por isso que escrevemos este artigo, para que você possa entender sobre como fazer um currículo.

Como fazer um currículo

Por outro lado, ao enviar o documento diretamente para a companhia, é importante que avalie as vagas disponíveis e venha a estar colocando a sua qualificação apenas para a área que deseja trabalhar. Sendo assim nos acompanhe para que possa estar conhecendo um pouco mais sobre como fazer um currículo e tire algumas duvidas correspondente a esse assunto.

O que colocar no currículo

Como fazer um currículo colocarAo estar fazendo o seu currículo é necessário que venha a estar colocando algumas informações que são consideradas muito importantes, ou seja, dados que são essenciais para que possa fazer o seu currículo. Os currículos são extremamente essenciais para que as empresas, assim podem estar conferindo e avaliando os seus possíveis futuros empregados.

Logo abaixo vocês podem estar acompanhando um pouco mais sobre cada um dos dados que você precisa saber para montar o seu currículo. Acompanhe com cuidado então para que possa estar fazendo o seu de forma correta.

Dados pessoais

Ao estar fazendo o seu currículo o que precisa estar colocando certamente é nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone (celular, residencial ou para recados) e e-mail. Lembrando também que não é obrigatório que esteja colocando o seu CEP.


Objetivo

Cada um dos profissionais precisam estar descrevendo de forma direta, para que a empresa veja qual é a área em que venha a ter o interesse. Levando em conta também que não é indicado que coloque muitos objetivos, mas no máximo 2.


Resumo de qualificações

É importante que os candidatos aproveitem esse espaço para que possam estar colocando um pouco mais sobre as habilidades e qualidades do profissional. Logo após ter feito tudo isso, apenas assim pode estar sendo possível selecionar o que será colocado no resumo.

Como fazer um currículo objetivo


Formação acadêmica

Esta é uma das informações mais importantes, onde o profissional deve esta colocando o grau de escolaridade em que parou, quem não tem nível superior deve citar o nível médio, e assim por diante. Sem contar também que é necessário que coloque o nome da instituição, curso e ano ou previsão de término.


Experiência profissional

Nesta parte de como fazer um currículo, é o momento em que ele deve estar colocando eventuais trabalhos em empresa júnior ou no centro acadêmico da faculdade, colocando as atribuições e também as atividades que tinha em seus empregos anteriores.


Cursos complementares

Caso venha a ter feito algum tipo de curso, mesmo que ele tenha sido de pouco tempo, é essencial que venha a colocar ele em seu currículo. Mas sempre se lembrem que é importante que estejam colocando o nome da instituição, mês e ano de início e término e carga horária.


Idiomas

Uma coisa que pode estar sendo muito importante, dando mais vantagens é estar colocando os idiomas em que tenha alguma experiência, mas deve ser honesto na hora de escolher a sua fluência como: básico, intermediário, avançado e fluente.

Como fazer um currículo idiomas


Informática

O curso de informática é muito importante, sendo sempre bom ser citado em seu currículo, especialmente pelo fato de que muitas empresas e estabelecimentos nos dias de hoje mexem com isso, praticamente todas as empresas nos dias de hoje acabam mexendo com internet.

O que não colocar

É muito bom que saiba também que existem alguns dados que não são necessários que venham acrescentar em seu currículo, mas que de certa forma algumas acabam colocando. Entendam que alguns deles não são indicados que sejam colocados, pois podem acabar prejudicando a sua imagem dependendo do que for.

Como fazer um currículo não colocar

Para que possa conhecer um pouco mais do que não se deve colocar nele, logo abaixo pode encontrar uma lista sobre isso, e assim descobrir a melhor maneira de como fazer um currículo de forma correta sem que cometa nenhum tipo de erro. Acompanhe com cuidado então para não cometer nenhum erro:

  • Foto (Só deve ser enviada quando empregador solicitar);
  • Número de documentos;
  • Título “currículo vitae” ou “currículo”;
  • Pronomes pessoais;
  • Informações negativas;
  • Nome de pais, marido ou esposa e filhos;
  • Referências pessoais;
  • Motivo de saída de empregos anteriores;
  • Pretensão salarial;
  • Cartas de referência;
  • Certificados de cursos realizados;
  • Data e assinatura.

O tamanho da fonte para o currículo

O tamanho da fonte para o currículo é fundamental na hora de estar ganhando um destaque na avaliação, dessa maneira inúmeras pessoas tem duvidas no tamanho da fonte que vai usar, sendo que muitas vezes acabam usando um tamanho bastante pequeno e outras exageram no tamanho. Dessa maneira as letras podem não chamar atenção do avaliador sendo descartado juntamente com as informação.

Como fazer um currículo fontesO ideal e o mais recomendado pelos especialistas que avaliam os currículos é que o fonte a ser usada seja: Times, Arial e a Verdana, sendo que no casa da verdana ela é menos utilizadas do que as outra duas. O tamanho da letra pode ter a variação de 10 a 14, essas são as mais frequentes e deixa o currículo com ótima aparência e também não faz com que o entrevistador perca o seu foco.

Logico que o tamanho da letra não vai fazer você ser contratado por nenhuma empresa, mas isso pode deixar você a um degrau mais alto do que os outros concorrentes, pois um currículo bem elaborado e com informação que prenda a atenção avaliador fornece maior interesse nele a disposição de te chamar pessoalmente para fazer uma entrevista de emprego.

Conclusão

Devido a falta de experiencia, boa parte das pessoas não consegue fazer o seu currículo, assim muitas vezes elas acabam mandando para as empesas currículos cheios de erros, variando de muita informação e pouca informação, dessa maneira as empresas não vê a qualidade suficiente do entrevistando, e acabam esquecendo o seu currículo na gaveta.

Este artigo foi feito especialmente para dar uma noção as pessoas que desejam fazer o currículo de forma certa e sem erros, dessa maneira poderão entregar ele na empresa e ter a chance de ser chamado para uma futura entrevista de emprego, podendo até mesmo conseguir o cargo desejado.