1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Isenção ENEM 2019: Descubra o que precisa para pedir sua Isenção

Muitos jovens querem estar tendo acesso a Isenção ENEM 2019, para que não tenham que estar pagando a sua taxa de inscrição, mas o que muitos não sabem é que não são todos os que podem estar tendo acesso a ele, então neste artigo vamos explicar quem são as pessoas que podem estar pedindo a isenção.

Isenção ENEM 2019

Todo o seu procedimento é feito durante a inscrição, onde é necessário que os inscritos venham a estar respondendo um pequeno questionário, algumas perguntas que são muito importantes para que possa estar fazendo seu cadastro, assim como questões relacionados aos seguintes temas:

  • Quantos quartos tem em casa;
  • Quantos quartos tem em sua casa;
  • Quantos banheiros;
  • Qual a renda familiar;
  • Entres outras.

E é importante que respondam corretamente, seja sinceros nas respostas para que assim possam ter acesso a esse benefício, e que também não tirem de quem realmente precisa dessa ajuda para que possam fazer a sua prova.

Isenção ENEM 2019

Isenção ENEM 2019 insençãoE para complementar e finalizar isso, é necessário que cada um de seus estudantes mandem um documento que possa estar comprovando que a sua família possui uma renda baixa, assim podendo estar tendo direito a sua Isenção ENEM 2019, pelo fato de que não tem condições de estar pagando a sua inscrição declarando uma baixa renda.

Logo após estar pedindo o seu Isenção ENEM 2019 é necessário que espere um prazo de até 48h para que possa estar sendo aprovada a sua solicitação, onde estará recebendo um e-mail de confirmação. Acompanhe abaixo um pouco mais em relação aos passos que deve estar seguindo para que possa fazer o seu pedido de uma forma simples e sem nenhum tipo de complicação:

  1. Informe seu CPF e data de nascimento; responda ao desafio das figuras e clique em enviar;
  2. Confira se você se adequada a alguma das quatro situações que garantem isenção;
  3. Confira seus dados pessoais. Caso não estejam corretos, entre em contato com o 0800 616161;
  4. Indique a situação relacionada ao ensino médio. O sistema apresentará caminhos específicos para cada realidade.
  5. Se você tem o Número de Identificação Social (NIS), informe-o ou use a ferramenta “Consulte o NIS”;
  6. Confira todos os dados. Se estiverem corretos, clique em “Confirmo meus dados”. Caso não, volte para corrigir;
  7. Responda no questionário socioeconômico todas as questões referentes a você e a sua família;
  8. Informe um número de telefone fixo, um número de telefone celular, e um e-mail único. Confirme o celular e o e-mail. Clique em “Continuar”.
  9. Crie uma senha, confirme e clique em “Continuar”;
  10. Confira todos os seus dados novamente e clique em “Enviar solicitação”.

Apenas seguindo cada um desses passos é possível que possa estar tendo muita facilidade na hora de estar pedindo a sua Isenção ENEM 2019, siga-os corretamente para que possa conseguir pedir o seu, mas vale lembrar que se houver algum erro ou se o participante tentar burlar a inscrição omitindo nota falsa ele será desclassificado do exame.

Quem tem direito?

Ao contrário do que muitos pensam, não são todos os que podem estar tendo acesso a Isenção ENEM 2019, antes de estar tendo acesso a ele é preciso que o perfil de cada um seja analisado para que possam estar vendo todos os seus status financeiros, para que dessa maneira vejam se ele realmente não tem condições. Acompanhe abaixo um pouco mais sobre quem pode estar tendo o direito.

  • Estão cursando a última série do Ensino Médio, em 2018, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Fizeram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada;
  • Vulnerabilidade socioeconômica por serem integrantes de família de baixa renda e que possuam Número de Identificação Social (NIS);
  • Fizeram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 e atingiram nota mínima para certificação.
  • Ser estudante do Ensino Médio em Escola da rede pública cursando o terceiro ano;
  • Ser estudante do Ensino Médio de escola particular com bolsa de estudos integral cursando o terceiro ano;
  • Deverá ser estudante cadastrado no CADÚNICO com renda mensal de até salário e meio.

Caso esteja dentro de cada um desses perfis é possível que você possa estar fazendo a solicitação de sua Isenção ENEM 2019, então conheça cada uma delas para que possa estar fazendo os seu pedido.

Calendário do Enem 2018

Todos os anos estão sendo atualizados as datas nos calendários do ENEM, onde pode estar sendo acessado no seu site, mesmo lugar onde pode estar pedindo e conferindo mais em relação à  Isenção ENEM 2019, onde tudo isso pode estar sendo encontrado em seu edital. Apenas é necessário então que venha a estar criando uma conta para que assim possa ter o acesso a tudo isso. Acompanhe:

  • 23 a 29 de abril: intervalo para apresentar novos documentos, caso o pedido de isenção seja negado;
  • 7 a 18 de maio: inscrições do Enem (para todos os candidatos, isentos ou não);
  • 4 e 11 de novembro: provas do Enem 2018Resultado da isenção: 23 de abril;
  • Apresentação de recurso para garantia da isenção: 23 a 29 de abril;
  • Divulgação da análise do recurso feita pelo Inep: até 5 de maio;
  • Inscrições: de 7 a 18 de maio;
  • Provas: 4 e 11 de novembro.

Isenção ENEM 2019 calendário

Fique então muito atento a cada uma dessas datas para que possa estar sempre muito bem atento a tudo o que precisa, em especial a todas as suas datas de provas, que certamente são as mais importantes. Não perca as datas de suas provas, para que não venha a acabar perdendo a sua chance de estar fazendo parte desse grande concurso do governo que contribui para formação de muitos brasileiros.

Para que serve?

Como todos os brasileiros tem o sonha de estar fazendo a prova do ENEM, da mesma forma tem o objetivo de se dar bem nela para que um dia possa estar tendo a oportunidade de entrar em uma faculdade e mudando a sua vida, pensando nisso o governo criou a isenção, que a da a oportunidade para todos os estudantes fazer a prova.

Isenção ENEM 2019 para que serveA isenção tem o papel de estar ajudando a pessoa que pretende fazer a prova e não tem condições financeiras, assim como na caso de estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio, dessa forma ela é uma oportunidade unica que facilita para todos poderem fazer a sua prova, não tendo desculpa de falta de dinheiro para pagar a inscrição.

Outra fator que contribui bastante para a isenção é que, no Brasil a distribuição de renda é bastante desigual tendo pessoas que podem estar pagando com tranquilidade a sua inscrição, e algumas que não tem renda suficiente para fazer isso. Mas do mesmo modo para utilizar a isenção deve se encaixar nos padrões que já vimos acima.

Como pedir a Isenção

Caso não saibam, existe apenas um meio de conseguir pedir a sua isenção, só existe um meio de fazer o seu acesso e comprovar que não tem condição de pagar a sua taxa de inscrição, e esse meio tão simples é pela internet.

isenção enem 2019 solicitação

De sua própria casa é possível que acesse o site oficial do ENEM para que possa pedir a sua isenção da matricula, que serve para que não precise pagar para fazer a prova, e para isso é preciso que antes venha a fazer o seu cadastro em seu site.

Para fazer o seu cadastro é preciso que tenham o seu RG e o seu CPF nas mãos, assim como também é preciso que comprovem sua renda mensal. E depois disso será avaliado o seu perfil para saber se realmente pode ter esse direito.

E caso prefiram também é possível que possam baixar seu aplicativo, para que assim possa acessar ele na hora que quiser e de qualquer lugar, sem contar também que pode encontrar muitas informações sobre a prova, assim como por exemplo como ela é e o que irá cair nela.

Conclusão

Esperamos então que dessa maneira possam ter entendido tudo em relação a esse assunto para que não lhe restem mais nenhum tipo de dúvida sobre ele. E possam entender cada um de seus principais dados.

Mas caso tenha ficado algo em brando ainda em relação a isso apenas pedimos para que deixem nos comentários as suas perguntas para que dessa maneira possamos responder e esclarecer cada uma de suas possíveis dúvidas para que possam conhecer tudo.

10 Comments

  • Como peço a minha isenção?

  • Tereza Silva disse:

    Como faço o meu cadastro?

  • Carlos Eduardo disse:

    Minha é renda é de mais de 2 salários mínimos, posso pedir o meu?

  • Amei todas as suas dicas, como sempre bem explicativo

  • nao quero pagar, a taxa é muito alta

  • Só esses anúncios atrapalham

  • nem ligo, nao vou fazer a prova mesmo kkk

  • Luciane Souza disse:

    Só posso fazer isso pela internet?

  • Patricia Poeta disse:

    Agora preciso saber onde posso acessar isso, como faço para ter acesso a isenção.

Leave a Comment